sábado, 30 de agosto de 2014

Incoerências

Sempre gostei de blogues, mesmo com o "boom" das redes sociais e todas as vantagens das mesmas, eu continuo fiel aos blogues. São um registo espectacular, uma forma de arrumar as ideias de forma organizada, pelo menos é assim que os vejo.

Sigo vários blogues, não através daquela ferramentazita para os seguidores, mas quando gosto de um blogue adiciono-o na minha lista de favoritos que está organizada por categorias: culinária, lazer, saúde, etc e tal. Quando deixo de gostar de um blogue - já aconteceu por diversas vezes -, simplesmente deixo de o visitar. Mas a minha lista de favoritos não pára de aumentar, a cada dia descubro blogues novos e fascina-me a forma como alguns dos seus autores escrevem.

Mas reparo muitas vezes na incoerência de certos blogueres. É que quando eu gosto de um blogue leio-o de uma ponta à outra, e quando faço esse exercício deparo-me com contrariedades, coisas que não fazem sentido. Eu sei que hoje podemos pensar de uma forma e amanhã ter uma opinião diferente, mas quando andamos a publicar postagens onde praticamente matamos pela nossa opinião, é importante avisar os leitores de que entretanto essa opinião mudou, que já pensamos de forma diferente ou qualquer outro argumento. Agora dizer uma coisa e passado um tempo escrever outra totalmente oposta deixa-nos a pensar se a pessoa é realmente tão sincera como apregoa ser.

Lembro-me de um blogue onde a autora se queixava que ao ver o resultado das análises o valor do colesterol estava alto e dizia ela que era muito cuidadosa com a alimentação, muito regrada e que por esse motivo não via razão para aqueles valores. Continuei a ler e em várias postagens a mesma autora dizia que era uma comilona, que gostava de tudo o que supostamente fazia mal, que abusava muitas vezes nos alimentos ditos proibidos, na comida de plástico, sempre a fazer analogias a lontras, etc, etc. Tudo isto acompanhado de fotos das ditas refeições. Fiquei na dúvida: afinal é cuidadosa ou não? Não está aqui em causa o facto de ter o colesterol elevado, é que mesmo comendo só folhas de alface isso pode acontecer, o que está em causa é a franqueza da autora, a dita transparência e sinceridade.

Num outro blogue, a autora afirma que adora fotografia. Parece que de repente descobriu a fotógrafa que há em si. No mundo dela tudo é perfeito, há sempre sol, passarinhos a chilrear, uma luz ao fundo do túnel, muitos mantras e claro, comida super super saudável. E aqui reside outra incoerência. Ora a autora publica receitas daquelas super saudáveis, acompanhadas de fotos de fazer água na boca, lindas, apelativas, mas vai-se a ver e no fim do texto indica que a fonte da fotografia afinal é de outro blogue ou site qualquer!!!! Não entendo! Se a pessoa prepara aquela refeição divinal, se adora fotografar, se até tem uma máquina fotográfica XPTO, porque raio não publica fotos suas???? Porque é que não tira fotografia à refeição que acabou de preparar? Não é tão bonita como a outra? Os talheres são de plástico? O prato está lascado? - que ousadia a minha, devo estar parva, numa casa onde tudo é perfeito é claro que não existem talheres de plástico nem pratos lascados! - E daí? Mesmo que não seja tão bonita, ao menos sabe que é sua e faz prova de que realmente a preparou, que não se limitou a copiar uma receita de outro site e colar numa postagem sua.

Há ainda um blogue de uma nutricionista que nos dá informações e dicas sobre um estilo de vida saudável. Também o li de ponta a ponta, realmente interessante. A autora referiu mais do que uma vez que numa alimentação equilibrada, e mesmo que se pretenda perder peso, não se deve cortar radicalmente com os hidratos de carbono e que não fazia mal colocar batata na sopa. Até deu como exemplo que ao fazer uma sopa de legumes que leva batata, a porção desta em cada prato de sopa é reduzida, daí não haver desvantagem na sua utilização. 

A determinada altura a nutricionista começa a publicar receitas para quem quer perder peso, especialmente se têm uma vida sedentária, e adivinhem: sopa sem batata. Afinal em que é que ficamos?

Num outro blogue, também de uma nutricionista, é publicado a determinada altura um artigo sobre os adoçantes. Grosso modo, o que aquilo diz é que não é lá muito aconselhável e o melhor mesmo é habituar o paladar ao sabor natural dos alimentos e evitar os adoçantes. É claro que o malefício dos mesmos também tem a ver com o facto de serem artificiais ou naturais, de terem ou não calorias, das quantidades que se utilizam, etc. Mas bem, mais à frente, noutra publicação, a mesma nutricionista aconselha o uso de adoçante. Só assim, adoçante, sem alertar para o tipo de adoçante a usar. Somente "adoçante".

A sério, não entendo! Será que se esquecem que lá mais atrás disseram outra coisa? Mudaram simplesmente de opinião e não avisaram? Não sei, mas para mim não faz sentido. E logo quando eu até estou a gostar do blogue, deparar-me com estas incongruências deixa-me triste. É como a queda de um mito!

1 comentário:

Suricate disse...

Concordo na integra! ...sabes já tenho blogue há uns tempos e até já mudei de opinião, mas falando desse tema usei a expressão "se arrependimento matasse, eu já tinha morrido!" se para o blogue vão sendo vertidas as nossas opiniões é natural que estas, às vezes, se alterem, mas quem acompanha apercebe-se naturalmente do porquê dessa mudança:)