sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Cortar o cordão umbilical

Hoje uma miúda contou-me que vai deixar o curso e a universidade onde ficou colocada na 1ª fase de candidaturas porque os pais estão com muitas saudades e não aguentam estar longe da filha. Concorreu na 2ª fase para um curso numa universidade mais perto de casa só porque não aguenta "o sofrimento" dos pais, apesar de a sua vontade ser ficar na universidade onde está.

Terão estes pais noção de que ela um dia vai mesmo abandonar o ninho? Exercer este tipo de pressão numa altura em que ela tem de lidar com as suas próprias emoções, porque afinal também é para ela a primeira vez que está longe da família, é um bocado egoísta. Ela até se estava a adaptar, a fazer novos amigos, a lidar com o afastamento do seio familiar.

Afinal, quando é que se dá o corte do cordão umbilical? Nunca, acho eu! Mas temos de dar-lhes o seu espaço e deixá-los trilhar o seu próprio caminho, não?

2 comentários:

Suricate disse...

Andas virada para as questões difíceis:)...peço a Deus todos os dias a clareza de perceber o equilibrio diário entre fechar os braços para as proteger, abrindo-os ao mesmo tempo para as deixar caminhar, por si, tropeçar e levantar...comigo sempre pronta a entrar em ação se necessário for, não é fácil.

Maria Escrita disse...

E é assim que deve ser. Pelo menos é assim que eu penso.
Realmente, a semana passada foi de questões difíceis. Irra, que foi mesmo complicada.