quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Hoje é o dia

A chefe regressa hoje das férias e eu já tremo só de pensar no que aí vem. Espero que venha imbuída de boa disposição senão isto vai ser muito mau e eu tenho cada vez menos paciência para aturar parvoíces.

Ligou-me há dois dias e teve a lata de me dizer: "reparei que nestas férias desligou completamente, não respondeu aos mails que eu lhe mandei!". Mas onde é que está escrito que nas férias eu tenho religiosamente que ir todos os dias consultar a caixa de correio e responder????? Ou são férias ou não são. Se era pra continuar a trabalhar eu não tinha tirado férias.

Esta mania que temos de vestir a camisola da empresa, de sacrificar o nosso tempo pessoal à empresa e aos problemas desta, de deixar a família e os amigos para segundo plano por causa da empresa, um dia vira-se contra nós. É que os chefes tomam aquilo por garantido e quando queremos alterar o rumo das coisas é tarde demais.

Mas esta relação é como um casamento, este dar e receber tem de ser mútuo, ambos têm de contribuir para o bem-estar um do outro. Ora, eu sei que a empresa me paga um ordenado e eu retribuo fazendo o que me compete dentro das atribuições da minha função e dentro do meu horário. Se faço algo que vai além destas atribuições, então espero que a empresa me recompense na mesma medida, mais que não seja através do reconhecimento, do respeito e da consideração. Mas isso não acontece. Logo, se uma das partes não cumpre é de considerar que essa relação chegou ao fim, não?

Pelo menos é assim que eu começo a ver as coisas. Se me esfalfo e não recebo qualquer reconhecimento pelo meu esforço, então acabou-se, não esperem que eu continue a matar-me por isto. Até porque as minhas prioridades são outras: no trabalho faço o que me compete, dentro do horário acordado, fora dela a minha família e eu própria estamos em primeiríssimo lugar.

2 comentários:

Suricate disse...

Podia ter sido eu a escrever este post...já lá vai o tempo em que eu comia e dormia a pensar no trabalho...25 anos depois...tenho umas quantas medalhas de cortiça à minha espera isso e umas palmadinhas nas costas...

Unknown disse...

Pois, mas eu nem palmadinhas nas costas tenho. E se as coisas correrem mal até tenho direito a parelhas de coices!
Obrigada pela visita :)